Inteligência Artificial e metaverso podem potencializar as experiências de compras e a criatividade da indústria no desenvolvimento de novos produtos
O Brasil é o 2º maior mercado no ranking global de países que mais lançam produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos anualmente, atrás apenas dos Estados Unidos*. Essa capacidade em lançamentos, de acordo com o setor, está muito atrelada ao DNA inovador e criativo das marcas e da indústria. Com o rápido avanço tecnológico, como o da Inteligência Artificial e do metaverso, especialistas tem discutido como essas tendências podem influenciar ainda mais a indústria e proporcionar novas oportunidades.
De acordo com Paula Thofehrn da consultoria WGSN, os consumidores já estão sendo movidos pelas ‘experiências e conveniência’. A especialista, se apresentou na Semana ABIHPEC de Mercado 2023, evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, e destacou que as empresas devem explorar a união entre produto, entretenimento e gamificação, com o potencial que as atuais tecnologias podem proporcionar. Ela definiu como ‘figitais’ as experiências com produtos e marcas que apresentam abordagens misturando realidades, de forma fluída, que se complementam entre o físico e o digital e que podem transformar a experiência de compra.
Já a aplicação da inteligência artificial no mercado pode impulsionar formas de criatividade e caminhos mais eficientes para desenvolvimento de produtos e serviços mais bem direcionados. “Se bem aplicada, a IA desenvolve insights importantes com rapidez, além de gerar economia de tempo e dinheiro”, ressaltou Thofehrn.
O terceiro dia da Semana ABIHPEC de Mercado 2023 também teve a participação do Instituto Qualibest, que apresentou uma pesquisa realizada durante o Web Summit RIO 2023. O estudo mostra que apenas 14% dos profissionais se consideram ‘muito preparados’ para as atuais mudanças no cenário da tecnologia. Já em relação as empresas em que trabalham, 29% afirmam que as consideram ‘muito preparadas’. Manter-se atualizado é considerado o principal desafio profissional neste cenário tecnológico, de acordo com 28% dos profissionais.
Para Marina Kobayashi, gerente de Inovação da ABIHPEC, a inovação permeia todos os processos da indústria e deve ser cada vez mais fomentada, visando explorar o potencial da Inteligência Artificial, da biotecnologia, de estudos sobre expossoma e da epigenética, entre outras aplicações para formulação de produtos. “Com o aprimoramento dessas tecnologias vamos aumentar a competitividade no mercado de HPPC, que é um dos mais dinâmicos em termos de inovação”, comentou a Kobayshi durante abertura do evento desta quarta-feira.
Fechando o ciclo de palestras, Elaine Gerchon, diretora de Inteligência de Mercado da ABIHPEC, mediou um painel sobre o uso da inovação como principal estratégia de negócios, com participação de Gustavo de Campos Dieamant, do Grupo Boticário e Isabela Melhado, da Natura & Co. Os especialistas compartilharam cases de pesquisa e desenvolvimento nos processos de criação de produtos com a aplicação da inovação e uso da inteligência artificial nas respectivas empresas, incluindo iniciativas baseados em inovação aberta, no uso de ferramentas de IA e no e desenvolvimento de parcerias com universidades, startups e comunidades
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