No primeiro semestre de 2022, as exportações do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos alcançaram o valor de US$ 381,2 milhões, um crescimento de 14,6% em relação ao mesmo período de 2021 (US$ 332,7 milhões), informou a Abihpec. Em importações, o resultado total foi de US$ 348,9 milhões, o que representa uma redução de 4,8% ante o primeiro semestre do ano anterior (US$ 366,6 milhões).
A corrente de comércio desse período alcançou a cifra de US$ 730,1 milhões, mostrando aumento de 4,4% sobre o mesmo intervalo de 2021, quando totalizou US$ 699,3 milhões. De acordo com a análise da Abihpec, o saldo da balança comercial de junho confirma a tendência de recuperação pós-pandemia, com superávit no valor de US$ 11,7 milhões.
Os resultados positivos do semestre foram puxados pelos produtos para cabelos, com US$ 17,3 milhões, sabonetes, com US$ 11,9 milhões e produtos de higiene oral, com US$ 8,4 milhões.
No mês de junho, a corrente de comércio atingiu US$ 130,9 milhões, um aumento de 7,3% na comparação com o mesmo período em 2021 (US$ 122 milhões). As exportações alcançaram o valor de US$ 71,3 milhões, com um importante aumento de 16,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior (US$ 61,2 milhões). A entidade aponta que os resultados mostram um novo panorama, com boas perspectivas para o setor.
“A tendência é que possamos fechar 2022 com superávit pelo terceiro ano consecutivo. A corrente de comércio poderá ser superior ao valor do ano de 2021, se forem mantidos os valores de exportação e importação no segundo semestre deste ano”, avalia João Carlos Basilio, presidente-executivo da Abihpec.
Apesar dos bons resultados do período, ainda existem desafios no cenário pós-pandemia para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. “Ainda sofremos o impacto dos fretes internacionais, a falta de disponibilidade de contêineres e a necessidade da melhoria do ambiente de comércio exterior”, diz Basilio.
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