O sabor continua sendo o principal fator quando se trata de escolhas de alimentos e bebidas. Mas, em 2023, os consumidores serão motivados também pela simplicidade, pela sustentabilidade e pelo cumprimento de suas próprias metas nutricionais. Essas são algumas das tendências mostradas no relatório “Taste and Nutrition Charts”, elaborado anualmente pela fabricante de ingredientes e aromas Kerry.

O relatório oferece uma análise profunda de sabores e nutrientes que vão moldar a inovação na indústria alimentícia nos próximos meses e anos. Ele é elaborado a partir do rastreamento de tendências de cardápios, lançamentos de novos alimentos e bebidas, rótulos de ingredientes, conversas em mídias sociais e receitas inspiradas em chefs em todo o mundo.

A edição de 2023 evidencia um aumento de combinações de sabores não convencionais, com forte interesse em ingredientes funcionais e sabores que remetam a uma história. “Os sabores têm uma maneira poderosa de transmitir uma história – especialmente quando se trata de tendências e preferências do consumidor. Este ano, testemunharemos o ressurgimento de tradições consagradas e receitas tradicionais, pois os consumidores desejam misturar sabores conhecidos com sabores novos e emergentes. Seja uma guloseima nostálgica, seja um prato reconfortante, seja uma alternativa saudável, os consumidores esperam uma maior variedade de sabores em 2023”, analisa Soumya Nair, diretora global de Pesquisa e Insights do Consumidor da Kerry.

A gerente de Marketing de Sabor da Kerry para a América Latina, Fernanda Fontolan, complementa: “Por meio da nossa pesquisa aprofundada e das percepções de nossas equipes, estamos vendo tendências viajarem pelo mundo. Adicionalmente, observamos uma tendência crescente nas notas botânicas presentes em bebidas quentes, refrescantes e alcoólicas. O consumidor está viajando pelo mundo pelo sabor e esperamos que esse interesse e desejo de autenticidade continue.”

Principais tendências para o Brasil
A Kerry também listou tendências para os sabores inovadores de alimentos no Brasil em 2023. No caso de doces, a empresa destaca que hibisco, cupuaçu, mirtilo e melancia ganharão cada vez mais espaço entre os produtos, assim como sabores inusitados, como caipirinha e cheesecake.

Na categoria de snacks, os consumidores mais jovens estão buscando misturas de comidas e bebidas familiares com sabores emergentes. Nesse sentido, camarão, pesto e pepperoni ganham espaço, junto com os já tradicionais queijo, churrasco e salsa e cebola.

Na categoria de temperos, ingredientes já conhecidos ganham ainda mais espaço entre as tendências, como requeijão, curry e sálvia. Os sabores mais conhecidos do consumidor, como alho, tomate e pimenta, seguem em alta, acompanhados de outros que ganharam espaço nos últimos anos, como cream cheese, amêndoa e alho-poró.

Nas categorias de bebidas quentes e frias, os sabores de groselha, pink lemonade e camomila ganham espaço entre os produtos refrescantes. Já entre as bebidas quentes, os sabores tradicionais prevalecem, como morango, chocolate e baunilha. Além disso, os consumidores estão testando novas sugestões como caramelo, cereja e damasco.

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/22/02/2023/foodservice/simplicidade-e-sustentabilidade-estao-entre-as-tendencias-para-alimentos-em-2023/

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