O mercado chinês de cosméticos esfriou com a política de “zero covid”, com vendas caindo 4,5% em 2022, segundo dados oficiais
A sul-coreana LG Household and Health Care (LG H&H) está mudando o foco para a América do Norte sob uma nova equipe de liderança, uma vez que o afastamento da China dos cosméticos sul-coreanos enfraquece o que era seu principal motor de crescimento.
Parte do conglomerado sul-coreano LG, a empresa agora está sob o comando do novo executivo-chefe (CEO) Lee Jung-ae, que foi escolhido em novembro para substituir o líder de longa data Cha Suk-yong.
“Nosso próximo mercado em crescimento é a América do Norte”, disse Lee no início deste ano. “Trabalharemos constantemente para promover produtos adaptados às características dos clientes.”
A LG H&H expandiu sua presença na região desde 2019 por meio das aquisições da marca de cosméticos New Avon; Boinca, fabricante da luxuosa linha de tratamento capilar Arctic Fox; e The Cream Shop. Ela usará esses canais de vendas para comercializar seus próprios produtos, sob a liderança do recém-contratado chefe da América do Norte, Moon Hye-young, que anteriormente cuidava do marketing da Starbucks e da Amazon.
Essa estratégia se baseia em um manual usado com sucesso no Japão, onde a aquisição da Ginza Stefany Cosmetics em 2012 deu a ela uma base para introduzir os cosméticos sul-coreanos. Oh Sang-moon, anteriormente chefe das operações japonesas da LG H&H, foi promovido na recente remodelação de liderança para chefiar todo o negócio de cosméticos.
O impulso da América do Norte visa compensar as recentes problemas da LG H&H na China. O mercado principal de seu negócio de cosméticos básicos passou a ser responsável por mais da metade dessas vendas, de acordo com a Meritz Securities.
A LG H&H citou “pressões macroeconômicas na China” e uma “consequente desaceleração na demanda” quando relatou uma queda de 11% nas vendas, para 7,19 trilhões de won (US$ 5,7 bilhões), e uma queda de 45% no lucro operacional, para 711,1 bilhões de won, no ano passado, encerrando uma série de 17 anos de crescimento em vendas e lucros.
O mercado chinês de cosméticos esfriou com a política de “zero covid”, com vendas caindo 4,5% em 2022, segundo dados oficiais. Mas mesmo com as restrições suspensas, as perspectivas para os produtos sul-coreanos ainda parecem sombrias.
As relações desgastadas com Seul nos últimos anos levaram Pequim a restringir as importações de mídia sul-coreana, enfraquecendo o que havia sido um dos principais impulsionadores da demanda por marcas sul-coreanas.
Enquanto isso, os concorrentes chineses se destacaram, inclusive em produtos de baixo custo para consumidores jovens, uma área em que os players sul-coreanos se destacaram. Na categoria de cosméticos coloridos, que inclui produtos como maquiagem, as empresas chinesas por trás das marcas Perfect Diary e Florasis ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente, em 2021, segundo a Euromonitor.
Além do foco na América do Norte, os planos da LG H&H também incluem intensificar a pesquisa e o desenvolvimento de produtos. A empresa abriu no ano passado um centro de pesquisa de microbioma no Japão em parceria com a Universidade de Hokkaido, na esperança de usar a riqueza da vida vegetal da província do norte para criar novos cosméticos.
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