Produtos em “travel size” são práticos para transportar e servem de teste para consumidor antes da compra em tamanho regular, mas embalagens ainda são preocupação.
Nesta temporada de férias de verão, diferentes fabricantes de cosméticos no Brasil destacaram em seu portfólio versões “travel size” de seus produtos. A Mary Kay lançou um kit de minimáscaras faciais em edição limitada. “O formato miniatura traz a vantagem de ser fácil para levar em viagens e continuar a rotina de skincare mesmo em períodos de férias ou fora de casa”, diz Maria Victoria Gallo, diretora de marketing da marca.
A Dermatus também incluiu há poucos meses em seu portfólio uma coleção de miniprodutos de skincare. “Produtos em miniatura vêm de encontro a uma tendência mundial. Tem a questão da portabilidade, de poder levar o produto na bolsa para o uso ao longo do dia, e em tempos em que o custo de despacho de malas em viagens aéreas onera o custo das passagens, ter produtos em quantidade suficiente para o período da viagem e que sejam permitidos na cabine do avião também é uma questão a ser considerada”, aponta a diretora de marketing Claudia Souza.
Miniaturas possibilitam teste de produtos
Além da praticidade, ela lembra que as embalagens em miniatura também são uma forma do consumidor testar o produto antes de adquiri-lo em tamanho regular. “Abre-se um leque para que o consumidor experimente mais de um produto até que defina qual se adapta melhor às suas necessidades e, se por algum motivo não houver adaptação, a perda do produto ou o custo envolvido é bem menor”, diz a executiva da Dermatus.
A primeira coleção de miniaturas da Sallve foi lançada na metade de 2020. Além do Kit Mini, vieram depois os kits Basiquinho, Acninho e o mais recente Tudinho, que reúne sete miniprodutos da marca. “Lançamos as miniaturas pensando na comunidade que já comprava e gostava desses produtos e queria levá-los para outros lugares. Depois percebemos que pessoas que não compravam Sallve viam uma oportunidade de comprar as miniaturas para testar os produtos e ver os resultados na pele”, afirma Felipe Murat, coordenador de marketing estratégico.
Para ele, o segmento de cosméticos em “travel size” é muito estável e já funciona muito bem no Brasil. A opinião é compartilhada pela diretora de marketing da Dermatus. “Percebemos isso pelo aumento do interesse do consumidor por esse tipo de produto. A venda de miniaturas cresce 40% ao ano”, afirma Souza.
Soluções sustentáveis para embalagens
“O travel size passou a ser uma necessidade do consumidor. As pessoas são apaixonadas pelos seus produtos, então têm a versão ‘full’ no banheiro, na bancada, e também os carregam na bolsa, levam para uma viagem ou para o fim de semana. Mas, não podemos negar, as linhas de miniaturas – ou amostras grátis – são sempre um desafio na questão de sustentabilidade, porque elas geram lixo. Um volume menor de produto e a mesma quantidade de embalagem. Claro que em um tamanho reduzido, porém relevante”, alerta Patrícia Lima, fundadora e CEO da Simple Organic.
A marca lançou recentemente uma coleção de cuidados diários em miniaturas com produtos sólidos, “waterless”, e embalagens livres de plástico, feitas de papel e 100% recicláveis. “São produtos sustentáveis pensando na redução do consumo de água na fabricação e formulação, além da embalagem”, diz Lima.
A executiva da Dermatus fala que as miniaturas utilizam, quando possível, “embalagens verdes”, que podem ser recicladas ou que são biodegradáveis, além de contarem com modelos inteligentes, que permitem que o produto seja utilizado na sua totalidade. Já a Sallve, reforça que tem um programa de logística reversa em sua loja em São Paulo, que troca embalagens pós-consumo por desconto em novas compras.
Para a Mary Kay, o formato miniatura evita o desperdício de produtos, diminuindo assim a quantidade de resíduos. “Fazemos parte da Iniciativa de Embalagem Sustentável para Cosméticos (SPICE), com a finalidade de orientar a política de embalagens sustentáveis, impulsionar a inovação delas e fornecer transparência aos nossos consumidores”, acrescenta Gallo.
Fonte: https://www.brazilbeautynews.com/venda-de-cosmeticos-em-miniaturas-cresce-40-ao,4619
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