Em relação a maio deste ano, a alta foi de 6,96%; projeção de crescimento para este ano foi mantida em 2,5%

O consumo nos lares brasileiros durante o mês de junho cresceu 2,47% em relação ao mesmo mês de 2022, de acordo com dados divulgados no dia 27 de julho, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a maio deste ano, a alta foi de 6,96%. A projeção de crescimento para este ano foi mantida em 2,5%.

O vice-presidente da Abras, Márcio Milan, ressaltou como fatores de impacto a liberação de R$ 15 bilhões em recursos de transferência de renda do governo federal, considerando R$ 1,9 bilhão referente ao Auxílio Gás, além da restituição do Imposto de Renda para Pessoa Física.

Outro destaque foi a variação de 8,91% do salário mínimo, “bem acima da inflação”, de acordo com Milan, e a queda da taxa de desemprego de 8,5% para 8,3%.

Segundo semestre
A tendência é que esses fatores sigam beneficiando o consumo no segundo semestre, além de datas como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e as festas de fim de ano.

A chamada cesta Abrasmercado, composta por 35 itens de largo consumo, somou R$ 741,23 no mês de junho, queda de 1,2% em relação ao mês anterior. A Abras destaca que o IPCA de alimentos em junho caiu 0,66%, enquanto o índice de variação de preços no geral recuou 0,08% no último mês.

Itens da cesta
Milan afirma que o menor preço da cesta Abrasmercado reflete quedas como de 8,96% do óleo de soja no mês de junho, além do recuo de 6,44% do preço do feijão e de 2,68% do leite longa vida. Já a batata ficou 6,43% mais cara no último mês, acompanhada pela alta de 1,46% do açúcar refinado.

A Abras apontou ainda que o preço dos ovos cresceu 1,28% em junho, acumulando alta de 22,78% nos últimos doze meses. Márcio Milan destacou que as normas de gramatura para os ovos foram alteradas, o que diminuiu a variedade de tamanho disponíveis e acabou se refletindo nos preços.

Consulta sobre ovos
Ele aponta que uma consulta pública está sendo realizada pelo governo federal para uma nova classificação do tamanho dos ovos, e pediu a participação da população. “A escolha precisa ser feita pelo consumidor, do ovo que ele quer, da gramatura que ele quer, do tipo que ele quer e daquele que cabe no bolso”, afirma.

A Abras destacou ainda que os consumidores visitaram em média nove canais de consumo no último ano, ante 7 canais em 2021 e 8 canais em 2019 e 2020, evidenciando a maior busca por preços baixos.

No período foram inauguradas 161 novas lojas, dos quais 89 foram supermercados e 72 atacarejos, enquanto outras 245 lojas foram reinauguradas, “número que surpreendeu”, de acordo com Márcio Milan.

Fonte: https://foodinnovation.com.br/vendas-de-supermercados-cresceram-247-em-junho-frente-a-2022-aponta-abras/

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