A edição de 2023 da feira PCD, parte da Paris Packaging Week, confirmou seu lugar como um centro chave para a comunidade de embalagens de beleza. O salão de exposições foi lotado durante os dois dias de evento (25 e 26 de janeiro), com o clima refletindo o dinamismo da categoria de beleza.

BW Confidential destaca os principais pontos de discussão e inovações do show

Principais pontos de discussão do PCD

O mercado. Apesar da incerteza política e econômica, os expositores estão otimistas em relação a 2023, acompanhando o sólido desempenho do mercado de beleza no ano passado. Espera-se que a fragrância continue a ver um forte crescimento, apesar das preocupações com uma ligeira desaceleração nos EUA, e a categoria deve se beneficiar do aumento do interesse na Ásia. Depois de ver um retorno em 2022, espera-se que a maquiagem se estabilize este ano, enquanto a reabertura da China deve elevar os cuidados com a pele. Em termos do ambiente macroeconômico geral, a maioria prevê que os principais mercados escaparão de uma recessão (refletindo um crescente consenso sobre a questão por parte dos economistas), mas que o crescimento será, no entanto, fraco.

 

A crise energética. O aumento do custo da energia tem sido fortemente sentido pelas empresas de embalagens, especialmente os fabricantes de vidro. A crise obrigou muitas empresas a acelerar a revisão das políticas de redução de energia. No entanto, muitos apontaram que a indústria teve a sorte de que a crise energética atingiu em um momento em que o mercado de beleza está vendo um forte crescimento, suavizando assim o golpe. Mas, no entanto, eles apontam que os custos mais altos de energia afetaram as margens. A reabertura do mercado chinês e o consequente aumento da demanda por energia podem elevar os preços novamente este ano e são motivo de preocupação.

 

China. O mercado na China continua complicado atualmente, especialmente quando se trata de fábricas de tripulação em certas regiões. No entanto, a maioria está se preparando para um aumento de crescimento no final do ano, como resultado do governo suspender sua política zero Covid. Espera-se que este crescimento beneficie especialmente a categoria de cuidados com a pele, mas também a fragrância. Pode também exercer uma pressão acrescida sobre o aprovisionamento, as cadeias de abastecimento e os preços (ver ponto sobre a crise energética acima).

 

Prazos de entrega. Os fabricantes de vidro, especialmente, observam que eles estão totalmente reservados para todo o ano de 2023. Como resultado, garantir a produção nos principais fabricantes de vidro é particularmente difícil para marcas menores. Alguns players menores reclamam que as linhas de produção foram “monopolizadas” pelos grandes grupos.

 

Abastecimento. Embora a crise da cadeia de suprimentos tenha diminuído, a garantia de ingredientes e materiais continua a ser problemática para os fornecedores de beleza, o que está causando atrasos e gargalos em algumas empresas.

 

Recargas. Embora as recargas já existam há algum tempo, elas foram um ponto-chave de foco na feira deste ano e assumiram uma importância crescente. Eles podem ser vistos em quase todas as categorias, especialmente fragrâncias, mas também cada vez mais na maquiagem, para itens como batom. Embora a aceitação por parte dos consumidores continue a ser relativamente lenta, os embaladores estão a fazer mais neste domínio, numa tentativa de antecipar o possível impacto da futura regulamentação sobre os artigos de utilização única.

 

Menos embalagens. A ideia de produzir menos embalagens continua a ser um ponto de discussão, mas ainda está longe do que pode ser visto no mercado. No entanto, à medida que as embalagens de cosméticos forem submetidas a um maior escrutínio, os empacotadores provavelmente serão forçados a fazer mais nessa área.

 

Regulamentos. De acordo com este maior escrutínio, os embaladores estão procurando antecipar a futura regulamentação, especialmente em termos de itens de uso único ou o uso de certos produtos químicos, e chegar a soluções antes que sejam forçados a fazê-lo por lei.

 

Inovações vistas no PCD

Heinz Glas, com sede na Alemanha, apresentou seu conceito de frasco de vidro recarregável All4One. Para o desfile, a empresa apresentou a versão mais recente do conceito com uma pastilha de perfume em magenta (cor da Pantone para 2023) e com efeito de glitter.

A empresa afirma que o conceito é diferente de outras opções recarregáveis no mercado, pois todo o produto, incluindo a pastilha de recarga, é feito de vidro, o que significa que é reciclável. O conceito é baseado em um frasco de vidro no qual quatro inserções de vidro intercambiáveis podem ser usadas dependendo da aplicação do produto – maquiagem, loção creme e fragrância doméstica. As inserções leves de recarga de vidro também são adaptadas para viagens e uso em movimento. O frasco externo pode ser decorado para esconder ou destacar o frasco interno.

A Heinz Glas também mostrou duas novas formas em sua linha padrão. A garrafa Yarrow tem linhas retas e grandes painéis, oferecendo uma área de impressão considerável para personalização, bem como uma base grossa. A garrafa Yuzu foi inspirada na forma de um olho de gato e cabe na palma da mão. Em termos de sustentabilidade, tem um pescoço de parafuso.

Arcade Beauty apresentou uma gama de fragrâncias exibidas em um Perfume Bar no show. A gama incluiu três novas fórmulas sem álcool e destinadas a oferecer novos gestos de fragrância: O formato Silky Gel, que vem em um frasco com um aplicador e é destinado à aplicação direcionada (a fórmula pode ser personalizada com pigmentos ou glitter); Fragrance Oil, uma versão concentrada de um EdP sem uma base de álcool com um conta-gotas, e destinado a pessoas com pele sensível, e Stick-to-Powder, uma fragrância em formato creme que muda para um pó leve após a aplicação. A empresa também apresentou duas fórmulas à base de álcool: A Body Mist, uma fragrância leve destinada a retocar fragrância ao longo do dia, e uma Hair Mist, uma névoa transparente que afirma fornecer brilho e suavidade com uma fragrância que dura até oito horas sem pesar o cabelo.

Bormioli Luigi revelou seu projeto de batom Tango feito de vidro e madeira, como parte da estratégia da empresa italiana de expandir sua oferta de vidro na categoria de maquiagem. A Bormioli Luigi juntou-se à especialista em embalagens sustentáveis Minelli para o projeto. O batom é feito de uma base de madeira certificada pelo FSC com uma tampa de vidro. A madeira representa naturalidade e sustentabilidade, enquanto o vidro se destina a transmitir um posicionamento premium. Uma solução de serviço completo, o batom pode ser personalizado com uma escolha de madeira (faia, cinza, bordo) e acabamentos (verniz natural, mancha, metalização, cores padrão e sob medida). O anel central é feito de bioplástico e possui um mecanismo de clique removível. Também é montado sem cola para que todas as suas peças possam ser separadas para reciclagem.

Orlandi mostrou o The Scent Toy, de sua empresa parceira, a tecnologia de aromas brasileira Noar. O Scent Toy é um dispositivo conectado na forma de uma pequena boneca e difunde uma fragrância após a recepção de uma mensagem de texto ou um emoji de um amigo em qualquer lugar do mundo. O Scent Toy usa tecnologia de aroma digital de ar seco e funciona usando wi-fi ou Bluetooth. A fragrância no brinquedo pode ser recarregada e trocada. O aparelho pode ser personalizado – o Brinquedo Olfativo mostrado no PCD foi decorado pela artista brasileira Luiza Gottschalk.

Aptar Beauty apresentou suas soluções para fragrâncias sem álcool. Isso incluiu Aqua Silk, uma bomba feita para uma fina difusão homogênea de perfumes à base de água. Diz-se que a bomba fornece uma difusão delicada e gradual para o que Aptar chama de sensação envolvente, mas não molhada. Aptar mostrou a bomba usando uma fórmula patenteada sem álcool criada pela casa de fragrâncias Givaudan. Ainda na área de perfumes não alcoólicos, a empresa apresentou sua bomba Inune utilizando a tecnologia WPE (Water in Plant) da Neovix Biosciences, que permite a dispersão da composição (oleosa) de um perfume em água pura sem o uso de álcool ou solventes.

A empresa de rotulagem Avery Dennison, com sede nos EUA, procurou mostrar como as marcas podem usar rótulos sustentáveis, mantendo uma aparência de luxo para seus produtos e, ao mesmo tempo, explorar rótulos conectados para comunicar uma mensagem de sustentabilidade. A empresa (em conjunto com empresas parceiras (ESTAL, Favini, Grafical, Luxoro-KURZ e O,nice! Design Studio) apresentou dois conceitos: Elements, para destacar seus rótulos sustentáveis, e Once Upon a Time, destinado a abordar estereotipados e ilustrar a inclusão. O conceito Elements compreendeu seis protótipos mostrando rótulos sustentáveis, usando, por exemplo, resíduos de algodão ou cana-de-açúcar. As etiquetas protótipo fornecem conteúdo digital extra quando digitalizadas, usando as soluções de identificação digital Avery Dennison Smartrac.

O conceito Once upon A Time, voltado especificamente para empresas de beleza, apresentou sete protótipos que se inspiram em contos de fadas. Cada protótipo vira um conto de fadas tradicional de cabeça para baixo para destacar questões sociais e de inclusão, como o preconceito de idade e a positividade corporal. Isso incluiu uma garrafa ilustrando o conto de fadas Rapunzel e o tema do preconceito de idade, e a história de Pinóquio associada à ideia de honestidade e mídia social.

A empresa italiana Fedrigoni apresentou a linha Materia Viva Metamorphosis, uma linha de artigos de papel de nova geração destinados a ser uma alternativa ao plástico. Por exemplo, eles incluem papel que é anti-impressão digital, à prova de arranhões e à prova de gordura, evitando assim a necessidade de incluir um filme plástico. A gama também inclui embalagens de papel anti-molde (para sabonetes, por exemplo), o uso de papel translúcido para criar o efeito de uma “janela transparente” que tradicionalmente tem sido feita de plástico e suportes internos de produtos de papel para caixas de presente.

A Albéa mostrou uma série de itens alinhados com sua estratégia para reduzir o impacto ambiental das embalagens. Na Albéa Tubes, o foco foi a redução de peso e a integração de plástico reciclado para atender às regulamentações futuras. Isso inclui o EcoFusion Top, um sistema de abertura e fechamento dois em um projetado para “visualizar” a economia de material.

A Albéa também apresentou uma gama de embalagens recarregáveis e prontas para reciclagem. Eles incluem: Twirl, um frasco cosmético recarregável que é fácil de reabastecer e usa materiais recicláveis (tampa e base PET e copo PP); Minimal Chic, um compacto recarregável, monomaterial 100% polipropileno, tornando-o pronto para reciclagem (também é livre de metal); Breizhstick, um bastão guiado de polipropileno de quatro peças que é adequado para fórmulas cremosas de bálsamo e está pronto para reciclagem.

A fabricante de vidro Stoelzle Masnières Parfumerie destacou sua garrafa Classic Slim padrão, que tem sido usada pela marca suíça de cuidados com a pele La Colline para seu novo NativAge Oil.The Classic Slim é uma garrafa cilíndrica fina com um volume de 30ml. A empresa também criou a decoração para a garrafa usando três processos de acabamento: um spray de ouro cristal sobre o qual foi aplicado um hot stamping rosado / dourado do nome da marca, ‘La Colline’; serigrafia para aplicar tons marrons na parte de trás da garrafa e uma camada final de verniz para criar uma aparência brilhante e proteger a decoração. A Stoelze está procurando expandir seus negócios no segmento de cuidados com a pele e cosméticos. Stoelzle também ganhou um prêmio PCD pela garrafa recarregável que produziu para a água de parfum Dries Van Noten (Puig).

Coverpla, com sede na França, mostrou novos formatos de suas linhas existentes com o objetivo de fornecer opções mais recarregáveis. Este ano, a empresa introduziu um formato de 100ml com um gargalo de parafuso na sua gama Gala, permitindo que seja facilmente recarregado. A Coverpla também observou que sua mini-garrafa Tess em um formato de 15ml está em demanda das marcas, dada a sua viagem, tamanho on-the-go e seu uso para presentes.

Fonte:

Seen & heard at the PCD trade show Paris

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