Leonardo Afonso é o fundador da Papapá, empresa que já está presente em 16 estados brasileiros somando mais de 2.000 pontos de vendas.
Leonardo Afonso morava na Austrália quando o primeiro filho iniciou a introdução alimentar com produtos naturais feitos especialmente para bebês. A família estava feliz com a nutrição. No Natal de 2018, em uma visita ao Brasil, sua esposa, Paula Afonso, foi ao mercado para comprar papinhas para o pequeno — que já tinha 1 ano e meio —, mas não encontrou opções que considerava saudáveis para crianças.
Afonso, que trabalhava em uma multinacional de alimentos, teve a ideia de começar um negócio em território nacional para oferecer mais opções de papinhas naturais para bebês. Ele fundou a Papapá, empresa que começou a vender em fevereiro de 2021 e já está presente em 16 estados brasileiros somando mais de 2.000 pontos de vendas, como Pão de Açúcar, BIG e Carrefour. A expectativa é fechar o primeiro ano de operação com faturamento de R$ 5 milhões.
Foram dois anos de desenvolvimento da marca. Após mudar de volta para o Brasil, no primeiro semestre de 2019, Afonso começou a estudar o setor. Em uma pesquisa com 60 mães, constatou que 58 delas se sentiam desconfortáveis em alimentar os rebentos com papinhas disponíveis no mercado, por terem muitos conservantes.
Outro ponto eram as embalagens. “A predominância no mundo já é de embalagem tipo ‘pouch’, que permite que o bebê faça a sucção dos alimentos, ação mais parecida com o mamar. Enquanto isso, o Brasil está atrasado com papinhas em potes de vidro, que dependem de uma colher para alimentar a criança”, diz Afonso.
Na escolha dos ingredientes, o empreendedor apostou em alimentos que são mais difíceis de preparar. “É mais simples dar diretamente maçã ou banana para a criança, e queremos investir na variedade”, diz Afonso. “Fizemos uma papinha de manga, que é mais incomum porque é uma fruta que faz muita bagunça.”
A inspiração está na rotina da família. “A minha esposa é nosso público-alvo e é muito rigorosa com alimentação. Se ela aceita dar um alimento para nossos filhos significa que outras mães irão aceitar”, afirma. Depois de desenvolver as receitas, os produtos são testados pelos próprios filhos e por crianças de famílias de amigos.
A Papapá foi disponibilizada no varejo e no e-commerce em fevereiro deste ano, e a estratégia foi oferecer amostras nos pontos físicos para que os consumidores conhecessem os itens. “O produto é muito bem aceito. Percebemos isso pelo alto índice de recompra”, diz Afonso.
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