Presidente da associação ressalta que demanda é maior que oferta, mas é possível contornar situação…
Falta de planejamento interno das empresas pode levar a falta de fornecimento de vidros. Segundo presidente da Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), Lucien Belmonte, a demanda por vidros é maior do que a oferta e os pedidos feitos em cima da hora, sem antecedência, podem levar ao desabastecimento do produto.
“A demanda é maior que a oferta. Você tem uma falta de vidro que ficou evidente no final do ano passado no mercado de cerveja. Você pode conseguir embalagem se conversar com as fábricas com antecedência. Existem formas de você contornar o problema. Mas se quiser fazer uma marca nova pra amanhã, bater na porta da fábrica e pedir vidro para 2ª feira, não tem”, disse Belmonte.
Em 2020, o mercado de cervejas foi o setor que mais sofreu com o desabastecimento de vidros. Isso porque as empresas diminuíram as compras nos primeiros meses da pandemia e no final do ano contrataram a mesma capacidade do pré-pandemia para suprir as demandas de fim de ano.
O presidente da associação também ressaltou que o mercado sabe dessa situação e não são todas as empresas que necessitam de vidro para vender seus produtos que estão tendo a falta, “só algumas“, disse.
Belmonte avalia também que o mercado brasileiro tem falta de capacidade. Se houvesse mais fábricas, a demanda do país seria melhor abastecida. Entretanto, o desabastecimento de vidro já ocorreu, em especial no final dos últimos 3 anos, e essa situação é previsível em 2021. “Quem puder se organizar com antecedência, não vai ter problema”, disse.
Relatórios ABRE sobre embalagens de vidro:
relatorio-dados-embalagem-julho-2021
Estudo ABRE Macroeconômico da Embalagem e Cadeia de Consumo no Brasil_Agosto 2021
Fonte:.
Abividro: sem planejamento, Brasil terá desabastecimento de vidro em 2021
Deixe um comentário