Os preços dos produtos do almoço de Páscoa subiram até 41% neste ano, segundo levantamento da Scanntech, empresa de dados para varejo e indústria. Na média, a cesta com 16 itens aumentou 8,84%, se comparada com o mesmo período do ano passado, número acima da inflação de alimentos de 0,67%, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A alta foi puxada pelo azeite (41%), seguido por bacalhau (36%) e outros peixes (15%). Já os chocolates estão 8% mais caros, enquanto o vinho subiu 4%. Indo na contramão, apenas dois itens tiveram queda de preço: creme de leite (4%) e sardinha em lata (6%). O levantamento destaca que, apesar de 2023 ter sido um ano de baixa inflação para a alimentação em domicílio, os produtos mais consumidos durante a Páscoa tiveram um aumento de preços de quase o dobro do IPCA geral.

Fonte: https://www.gironews.com/supermercado/alta-de-8-74390/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *