O Ministério da Economia atualizou suas expectativas para a economia brasileira em 2021. O relatório divulgado nesta quarta-feira (17) derruba a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 5,3% para 5,1% e prevê inflação de 9,7% no período acumulado entre janeiro e dezembro.
Caso as expectativas da SPE (Secretaria de Política Econômica) sejam confirmadas pelos dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) vai encerrar o ano acima do dobro da meta estabelecida pelo governo em 3,75%, com tolerância de 1,5 ponto percentual. Neste ano, o teto da meta para a inflação foi furado pela primeira vez em março e nunca mais recuperado. Atualmente, o índice oficial de preços está em 10,7% nos 12 meses encerrados em outubro, patamar que representa o dobro do limite estabelecido, que era de 5,25%.
Para 2022, a projeção do IPCA passou de 3,75% para 4,7%. As estimativas indicam que, a partir de 2023, a projeção de aumento dos preços converge para a meta de 3,25% e de 3% após 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *