Responsável pela pesquisa no instituto destaca que a melhora do ritmo industrial no Estado reflete a expansão da massa salarial, tanto por causa do aumento da ocupação quanto do rendimento, além da redução dos juros

A indústria de São Paulo subiu 1,9% em novembro, ante outubro, e voltou a superar o patamar de produção do pré-pandemia, mostram os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em novembro, o nível era 0,4% superior ao de fevereiro de 2020, considerado o marco do último momento antes de qualquer impacto da crise sanitária no país.

Maior parque industrial do país, São Paulo foi também a principal influência positiva para o aumento de 0,5% da indústria brasileira em novembro, frente a outubro. Este foi o segundo mês seguido de crescimento da indústria paulista, com ganho acumulado de 2,3% no período.

“Esse resultado aponta para uma melhora de ritmo da indústria de São Paulo, que puxou o resultado do país em novembro”, o analista do IBGE Bernardo Almeida, responsável pela pesquisa, citando a indústria farmacêutica como o principal destaque no mês.

A melhora do ritmo industrial de São Paulo, mas também do restante do país, reflete a expansão da massa salarial, segundo Almeida, tanto por causa do aumento da ocupação quanto do rendimento, além da redução dos juros.

“A gente observa aumento da massa salarial, com aumento da ocupação e do rendimento, e também devido à redução dos juros, que aumenta a renda disponível das famílias. E isso tem impacto na cadeia produtiva, nas decisões dos produtores”, disse.

Apesar da alta, a indústria de São Paulo ainda acumula queda de 1,4% no período de janeiro a novembro de 2023, frente a igual período de 2022. É um desempenho bem mais negativo que o da indústria brasileira em igual período, que está estável. Nos 12 meses encerrados em novembro, há retração de 1%.

Fonte: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/01/12/producao-industrial-de-sp-cresce-19percent-em-novembro-e-volta-ao-patamar-pre-pandemia-diz-ibge.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *