No quarto trimestre de 2023, as vendas totais do GPA atingiram R$ 5,6 bilhões, o que corresponde a um aumento de 6,3%. O resultado foi impulsionado pelo aumento de 19,3% do formato de proximidade com a abertura de 56 lojas em 2023 – sendo 11 lojas no quarto trimestre – que apresentaram maturação acelerada de, em média, sete meses. A alta foi mais uma vez superior ao crescimento do mercado de autosserviço, com aumento de 0,3 p.p. de market share. No Pão de Açúcar, as vendas mesmas lojas cresceram 4,2%. Já no Extra Mercado, o aumento de vendas mesmas lojas atingiu 2%. E em postos, foi observado um avanço de 14,6%. Este resultado é consequência, principalmente, do crescimento de 9,1% de volume, impactado pela reabertura de algumas lojas de hipermercado vendidas ao Assaí – nos postos que estão dentro do complexo destas lojas. 

Crescimento no E-commerce

A receita do digital apresentou crescimento de 20% no período, uma aceleração em relação aos trimestres anteriores. A penetração atingiu 11,9% da venda alimentar total, representando um aumento de 1,4 p.p. em relação ao ano anterior. Ambos os canais, 1P e 3P, apresentaram forte aumento das vendas de dois dígitos. Já no ano de 2023, foi contabilizado R$ 1,9 bilhão em vendas no e-commerce. Dentre os avanços conquistados em 2023, o GPA destaca a migração de 100% das vendas para ship from store, o que tem possibilitado aumentar a penetração de perecíveis no canal 1P, que passou de 27% no quarto trimestre de 2022 para 33% no quarto trimestre de 2023. 

Expansão em 2023

O quarto trimestre de 2023 contou com a inauguração de 12 lojas, sendo 11 no formato proximidade (9 do Minuto Pão de Açúcar e 2 do Mini Extra) e uma unidade do Pão de Açúcar, localizada na cidade de Itu (SP). Ao final de 2023, foram acumulados 61 novas lojas, sendo que 56 foram inauguradas no formato proximidade (49 do Minuto Pão de Açúcar e 7 do Mini Extra) e 5 do Pão de Açúcar. A companhia registrou R$ 673 milhões de venda incremental no trimestre gerada pelas operações inauguradas desde 2022. Ainda, o GPA destaca que 2023 representou a retomada da expansão da bandeira Pão de Açúcar após anos sem aberturas.

Fonte: https://www.gironews.com/supermercado/proximidade-impulsiona-o-grupo-74214/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *