Pesquisas internacionais descobriram que as embalagens de vidro e cerâmica eram as mais seguras para materiais de contato alimentar.

Uma pesquisa, publicada na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition*, descobriu que cerca de 3.000 produtos químicos podem potencialmente vazar de embalagens para alimentos, tornando a exposição humana a esses produtos químicos altamente provável.

O estudo afirmou que dos 2881 Produtos Químicos de Contato Alimentar (FCCs) detectados, apenas 47 foram detectados nos materiais de contato com alimentos de vidro e cerâmica (FCMs).

Enquanto isso, mais de dois terços (1975) foram identificados em FCMs de plástico, seguido por papel & placa (887).

Fonte: Geueke et al publicados na Food Science and Nutrition.

“O estudo mostra que o vidro é mais seguro entre os materiais de embalagem, pois praticamente não detectou produtos químicos detectados e, portanto, é o mais seguro para a saúde humana”, disse Adeline Farrelly, secretária-geral da FEVE, federação de produtores de vidro de contêineres.

A maioria dos FFCs (65%) encontrados eram desconhecidos; eles não tinham sido registrados em nenhuma lista regulatória ou do setor até o momento.

“Há uma lacuna considerável de conhecimento para preencher a legislação de contato com alimentos”, continuou a sra. Farrelly. “As metodologias de avaliação do ciclo de vida nas embalagens devem levar em conta produtos químicos, incluindo produtos químicos perigosos, usados em materiais de embalagem de contato com alimentos que podem potencialmente também vazar para o meio ambiente.”

Nick Kirk, diretor técnico da British Glass, acrescentou: “Está ficando claro que a indústria de alimentos & bebidas precisa enfrentar os riscos que o uso de plástico tem em nossa saúde e passar a usar materiais mais seguros, como vidro daqui para frente.

“A indústria de vidro do Reino Unido está feliz em compartilhar sua expertise e apoiar aqueles que procuram fazer essa transição de plástico para vidro, a fim de proteger os consumidores de produtos químicos que lixiviam do material de embalagem em seus alimentos e bebidas.”

Fonte:. https://www.glass-international.com/news/glass-safest-packaging-for-food-new-research-says

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *