Solenidade marca o início de diversos projetos para facilitar a relação comercial entre os dois países.

Focada em proporcionar ao mercado brasileiro de casa e decoração oportunidades de expansão internacional, a ABCasa – Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil – se reuniu no último dia 10/11 com líderes e autoridades do Paraguai, em uma delegação liderada pelo Ministro da Indústria e Comércio, Sr. Luís A. Castiglioni.

O encontro aconteceu em São Paulo e marcou uma nova etapa das tratativas iniciadas em 2019 entre os países para a elaboração de projetos que beneficiem empresários paraguaios e brasileiros do setor. 

Na ocasião foram assinados Acordos de Cooperação Mútua entre a ABCasa e o Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai e Câmara de Comércio Paraguai-Brasil para aproximar as relações comerciais entre os países nos setores representados pela associação, facilitar os trâmites burocráticos para as exportações e importações e criar oportunidades de negócios para indústria e varejo. 

Para Estefanía Laterza, embaixadora da REDIEX, o acordo entre as entidades é essencial para incentivar o desenvolvimento comercial entre países da América do Sul. “Durante muitas décadas o comércio foi focado na China, agora temos mais oportunidades para incentivar o mercado regional.  Esse convênio que assinamos hoje vai aproximar os empresários ligados à ABCasa aos nossos compradores e fornecedores. São muitas as possibilidades, tanto para trazer os produtos do Paraguai para o Brasil quanto para exportar produtos brasileiros para o nosso país.”

Durante a solenidade, foram discutidos os primeiros projetos que irão proporcionar oportunidades para negociações entre profissionais da indústria dos dois países. Uma delas é a ABCasa Fair, feira B2B (business to business) de artigos para casa e decoração que acontece de 07 a 11 de fevereiro de 2022 em São Paulo. A oitava edição da feira receberá delegações de diversos países, incluindo o Paraguai. “Como países irmãos, devemos fazer o maior intercâmbio de bens e serviços possível. Por isso essa ação da ABCasa é extremamente estratégica e sem dúvida irá gerar resultados positivos”, comentou Oscar Mersán, vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Paraguai.

Além de promover os produtos do setor de casa produzidos no Paraguai, o vínculo entre os mercados dará mais força a outros segmentos que valorizam as culturas locais. Raúl Cano, vice-ministro de Relações Econômicas e Integração do Paraguai disse: “O mercado brasileiro irá conhecer um pouco mais da produção paraguaia, principalmente dos produtos de artesanato que têm um impacto social e de gênero importante no nosso país”.

As assinaturas dos acordos aconteceram após a 1ª Missão da ABCasa ao Paraguai que contou com a participação de alguns representantes do corpo diretivo da associação. Entre os dias 01 e 05/11, Eduardo Turqueto, diretor-presidente; Rafael Biasotto, vice-presidente; Albert Cayeri, diretor-financeiro, e Gislaine Carrijo, gerente de relações internacionais, institucionais, governamentais e comércio exterior da ABCasa realizaram diversas reuniões e visitas institucionais e comerciais a órgãos governamentais em Assunção e Ciudad del Leste.

“Analisamos diversas oportunidades de investimentos que estão disponíveis para os brasileiros no Paraguai” comentou Eduardo Turqueto. “Entre os diversos projetos que temos está a realização de rodadas de negócios em Assunção e Ciudad del Leste com apoio do governo paraguaio. Isso enriquece muito o mercado brasileiro de casa e decoração. É uma troca imensa que irá gerar muitos negócios para as duas economias.”

 

Fonte: https://abcasa.org.br/abcasa_assina_acordo_com_entidades_governamentais_paraguai/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *