Inflação alta leva clientes a procurarem atacado e varejistas procuram soluções para melhorarem suas margens

Na última semana, as principais companhias do setor de varejo de alimentos vieram a público com seus balanços do segundo trimestre de 2022. De maneira geral, a inflação alta atingiu todos os negócios, sendo positiva para alguns e forçando outros a buscarem alternativas para melhorarem suas lucratividades.

O Assaí (ASAI3), por exemplo, teve seu resultado elogiado por analistas, bem como o braço de atacado do Carrefour (CRFB3), o Atacadão. O GPA (PCAR3), que não oferece produtos nos mesmos moldes, do outro lado, foi o que mais sofreu.

“O resultado positivo do Assaí é fruto da maior procura pelo canal de atacarejo, frente a um cenário macroeconômico desafiador”, avaliam os analistas da Eleven sobre os números trazidos pela companhia. “O retorno das vendas a outras empresas (business to business), o bom desempenho em datas comemorativas e a forte expansão orgânica dos últimos 12 meses também impulsionaram”, completam.

Com a alta dos preços, as pessoas vêm buscando opções mais baratas, buscando economizar – e os atacados, ou atacarejos, conseguem oferecer esse serviço.

Mesmo em rentabilidade, que vem sendo pressionada pela alta dos preços, o Assaí conseguiu trazer um bom resultado, implementando, segundo analistas, uma estratégia comercial agressiva – a companhia optou por diminuir sua margem bruta em 0,7 ponto percentual na base anual, para 16,1%, mas compensou isso pela alta do faturamento, de 33% na mesma comparação, chegando a R$ 13,2 bilhões, com maior número de vendas.

Carrefour tem bom desempenho no atacado e no varejo
“Devido à forte elasticidade da demanda, a aceleração da receita vista no trimestre foi suficiente para diluir as despesas, levando a uma rentabilidade operacional (margem Ebitda) mais forte”, apontou o Itaú BBA em relatório.

No Carrefour (CRFB3), o Atacadão também foi destaque. “Resultado de um formato mais competitivo em preço, performance na campanha de aniversário da bandeira e boa execução de seu plano de expansão de lojas”, comentaram os especialistas da Eleven.

A XP, por sua vez, menciona que o braço de atacado do Carrefour viu suas vendas crescerem 30% no ano, com bom desempenho do crescimento orgânico, responsável por 22,4% da alta, e boa performance também na frente inorgânica – ambas foram mais do que suficientes para remediar o aumento dos gastos, com margem Ebitda recuando apenas 0,2 ponto percentual.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/carrefour-crfb3-assai-asai3-e-gpa-pcar3-inflacao-impulsiona-atacarejo-e-varejistas-buscam-formas-de-manter-margens/

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