O Carrefour (CRFB3) anunciou nesta terça-feira (19) que fechou acordo para a venda de sua fatia de 60% na operação em Taiwan para a Uni-President.

A Uni-President, anteriormente sócia na operação, se torna a única dona da companhia no país. “Esta operação avalia o Carrefour Taiwan em 2 bilhões de euros”, diz a nota divulgada pelo Carrefour.

A companhia foi fundada em 1987 via uma joint venture entre o Carrefour e a Uni-President, atualmente com aproximadamente 15 mil funcionários e 340 lojas, sendo 68 hipermercados e 272 supermercados e lojas premium, e ainda 129 shopping centers. A Uni-President é um conglomerado de serviços e varejo de Taiwan que opera a 7-Eleven no país.

O Ebitda do Carrefour Taiwan em 2021 foi de 243 milhões de euros, e a receita excluindo impostos, 2,5 bilhões.

Por fim, a empresa anunciou que o Carrefour Taiwan continuará a usar a marca da empresa nos próximos anos, sem especificar prazos. O fechamento do negócio está sujeito à autorização das autoridades de concorrência de Taiwan e, se aprovado, deve entrar em vigor em meados de 2023.

“Após a conclusão da aquisição do Grupo Big no Brasil em junho passado, esta transação completa o reequilíbrio geográfico do Carrefour e reforça o peso de seus principais mercados na Europa e na América Latina”, afirma o comunicado global.

Carrefour (CRFB3) investirá R$ 2,1 bilhões para ‘converter’ 124 lojas do Grupo Big
O Carrefour (CRFB3) investirá uma cifra de R$ 2,1 bilhões para efetivar a conversão de 124 lojas (de um total de 374) do Grupo Big em unidades suas. Segundo a companhia, o trabalho será iniciado de imediato, e a conclusão está prevista para o fim de 2023.

As conversões do Grupo Big foram definidas assim: 38 lojas do Maxxi Atacado, 28 do Big e 4 do TodoDia passarão a operar sob a marca Atacadão (do Grupo Carrefour). Outras 47 unidades do Big vão virar Carrefour e, por fim, 7 unidades do Big serão transformados em Sam’s Club.

Esse processo acontecerá em dois formados, sendo que 35 lojas passarão por uma desmobilização, com fechamento por dois meses. Mas outras 89 lojas não precisarão ser desmobilizadas por inteiro e serão fechadas por apenas três dias para as mudanças.

Dos R$ 2,1 bilhões previstos com as conversões, R$ 1,9 bilhão virá de investimentos (capex) e R$ 200 milhões em despesas operacionais (opex), segundo descrito na apresentação.

Com a conversão das unidades, o grupo espera um aumento relevante na densidade das vendas.

Hoje, os hipermercados da bandeira Big vendem R$ 13 mil/m2, enquanto as lojas do Carrefour e Sam’s Club chegam a R$ 23 mil/m2, cada, e o Atacadão, R$ 35 mil/m2.

Há uma “produtividade material a ser conquistada através da conversão de lojas”, afirma a direção no documento.

A apresentação destaca o Sams Club como um dos principais aceleradores do crescimento do novo grupo. A bandeira tem potencial para inauguração de 40 novas lojas nos próximos quatro anos, de acordo com o documento.

Esse potencial está principalmente na região metropolitana de São Paulo e Rio de Janeiro, seguido de capitais e cidades de grande e médio porte.

O Sams Club já tem 43 lojas em operação e chegará a 50 após a conversão de sete unidades do Big durante o processo de integração entre as empresas. A rede conta com 2,1 milhões de sócios, dos quais 1,2 milhão de membros pagantes no momento. O negócio é voltado para o público de classes A e B, com maior poder aquisitivo.

Cada cliente do Sams Club gasta R$ 340 na sua cesta média enquanto no Carrefour esse gasto é de R$ 140. Os produtos importados respondem por 19% das vendas da rede, e os itens da marca própria contribuem com 15%, em um sinal de boa aceitação.

Fonte: https://www.suno.com.br/noticias/carrefour-crfb3-vende-fatia-operacao-taiwan-2-bi-euros/

 

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